Create your blog and photo album with postbit
Create your blog and photo album

Create new post

Content:

Upload a picture:
Tags (keywords separated by comma)

Save Cancel
Washington Maguetas maguetas:   Followers: 5 ; Following: 1

Explore Washington Maguetas's photo albums:
Trimaísmo (5)
Maguetas - Processo Criativo (42)
Photos from posts (10)
Salas com Quadros de Maguetas (6)
Pintores Impressionistas (6)
Atelier de Arte - W.Maguetas (11)

Pinturas e Poesias do Agreste - Luar no Sertão - Trimaísmo




Quem conhece o sertão nordestino no Brasil e ficou por lá apenas uma noite e chegou a ver o luar em contraste com os mandacarús e outras plantas que insistem em viver mesmo com as grandes secas que assolam essa parte do Brasil, há de pensar por quê poetas, escritores e pintores, mostram, de forma às vezes até trágica, o sertão desse povo sofrido.

Eu, como poeta e pintor, senti vontade de criar algo em uma tela depois das conversas que tive com as pessoas desse lugar que eles amam e nunca querem deixar.
É gente pobre, simples, mas que tem o coração cheio de esperanças. O desejo de continuar olhando para o luar e ver em seu interior a imagem de São Jorge com seu cavalo empinado a matar o dragão.
A fé mantém essas lendas vivas e a esperança da água chegar com muita chuva ou através de recursos criados pelo homem.
O Rio São Francisco deve chegar com um pequeno braço, mas suficiente para atender no mínimo uma pequena parcela desse povo que quer e tem também o direito de ficar no seu pedaço de chão, evitando o êxodo para as grandes cidades e que sempre sonhará com a volta ao lugar de origem.

As obras relacionadas a esse tema "Luar no Sertão" envolvem 82 poetas de vários países, membros do grupo Ecos de Poesia, com o sorteio de 14 poesias que nossos poetas escreveram sobre o tema depois de ver minhas telas. À todos agradeço.

O governo brasileiro vem finalmente realizar o sonho das pessoas mesmo sabendo que muitos que estão por lá, no agreste, irão se aproveitar dessa água com lucros em suas propriedades. Mas, enfim, o mínimo chegará ao destino prioritário: o homem da roça e seus sonhos de bonança.

Em algumas telas represento esse evento: a chegada das águas por canais. A pequena parcela de água que será retirada do São Francisco não será pior do que ocorre agora com tanta fome e tristeza desses nossos irmãos mais humildes Há os muricis florindo, as palmas e os umbuzeiros. São eles que continuam mesmo com a seca a dar beleza ao santificado e lindo Luar no Sertão.

Washington Maguetas - Verão de 2008.

Agradeço ao Senhor Vitor Gerônimo (Portugal), fundador do Grupo Ecos de Poesia, sua esposa Dona Mercedes Pordeus, a senhorita Nelim Monti (Brasil), membro do grupo. À todos os poetas que participaram com seu trabalho para a realização do evento "Luar no Sertão".
- Virada Cultural - Araraquara - SP.

Video com música de Heitor Villa-Lobos.

Post by Washington Maguetas (2011-09-12 15:03)

Tags: Video

Post your comment:

Name: Email: Site:




| Explore users | New posts | Create your blog | Create your photo album |
| About Postbit | Our blog | Terms of use | Contact Postbit |


Copyright © 2018 - postbit.com